CRF-PA entra com pedido de impugnação para concurso de Santarém

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará protocolou junto ao Instituto Vicente Nelson-Ivin, ao Ministério Público de Santarém e à Prefeitura Municipal...

Image description

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará protocolou junto ao Instituto Vicente Nelson-Ivin, ao Ministério Público de Santarém e à Prefeitura Municipal de Santarém a solicitação de inclusão de vagas para profissionais Farmacêuticos, pedindo também a suspensão temporária do edital do Concurso Público Nº 001/2024, da Prefeitura Municipal de Santarém/Pará.

A atitude do CRF-PA deu-se em razão pelo quantitativo de 642 (seiscentos e quarenta e dois) farmacêuticos inscritos no conselho e residentes no município de Santarém.
Considerando que existem 8 unidades básicas com a assistente farmacêutica e 30 sem assistência farmacêutica.

Considerando que a Assistência Farmacêutica integra as diretrizes da Política Nacional de Medicamentos, considerada atividade prioritária da Assistência à Saúde. Assim como também definida pela Lei nº 13.021/2014 como o conjunto de ações e de serviços que visam assegurar a assistência terapêutica integral, promovendo a promoção, a proteção e a recuperação da saúde nos estabelecimentos públicos e privados que desempenham atividades farmacêuticas, tendo o medicamento como insumo essencial, e visando o seu acesso e o seu uso racional.